O que é um ano bissexto?

O planeta Terra leva em média 365 dias e 6 horas para completar seu movimento de translação, isto é, uma volta completa em torno do sol. Em razão dessas 6 horas excedentes fora criado um ano com 366 dias, denominado bissexto, que ocorre de quatro em quatro anos, tempo necessário para que o acúmulo das 6 horas gere um dia a mais no calendário.

O objetivo do ano bissexto

O objetivo de criar o ano bissexto era de ajustar o calendário anual ao movimento de translação da Terra e às estações do ano. Caso o ano bissexto não fosse criado, com certeza teríamos prováveis imprevistos nos equinócios ( representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade no dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração).  e solstícios (representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador) e com isso, o calendário ficaria defasado e o dia em que se comemora o início do inverno, por exemplo, poderia passar a não coincidir com a chegada do inverno como já conhecemos. O mês escolhido para se ter um dia a mais no ano bissexto foi fevereiro, que passa a ter vinte e nove dias.

Como surgiu o ano bissexto?

O ano bissexto foi adotado na ditadura de Júlio César, há cerca de 50 anos a.C., na Roma Antiga, para ajustar o ano civil ao ano solar. No entanto, a escolha do dia 29 de fevereiro para ser acrescido a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano."

Existi uma lenda que o primeiro calendário romano tinha sido criado por Rômulo, o fundador de Roma, contando com 304 dias divididos em 10 meses. Posteriormente, o sucessor de Rômulo, Numa Pompílio, criou um novo calendário em que o ano era composto por 355 dias, acrescentando-se dois meses à contagem.

O calendário romano passou a ser luni-solar e teve a adoção de um mês extra, chamado de  mês intercalaris, a cada dois anos para que houvesse o alinhamento com o ano solar. No modelo instituído por Numa Pompílio, o ano começava em março e terminava em fevereiro.

Como o ano bissexto são calculados

"→  O ano é divisível por 4 quando é possível dividir sua dezena por 4:

2020 = 20 ÷ 4 = 5, ou seja, 2020 é um ano bissexto

Com isso, os próximos anos bissextos divisíveis por 4 serão 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 2044, 2048, 2052.

→  E sobre os anos terminados em 00?

400 ÷ 400 = 0 => 400 foi um ano bissexto

500 ÷ 400 = 1,25 => 500 não foi um ano bissexto

Por essa regra, o próximo ano terminado em 00 que será bissexto é 2.400."